terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A importância dos exercícios


Como todos já estão “carecas de saber” a Distrofia é uma deficiência que acomete os músculos, enfraquecendo-os e limitando alguns movimentos. Para manter a integridade muscular e garantir uma vida mais saudável e sem dores (contraturas, deformidades ósseas, dores e mais dores...afff) o acompanhamento médico e as sessões de exercícios, fisioterápicos e hidroterápicos, aliados a outras formas de relaxamento, alongamento e fortalecimento, desaceleram a progressão da doença e permitem mais independência.

Muitos ainda têm alguma resistência em fazer os exercícios, seja porque são repetitivos, chatos e/ou doloridos em algum caso, mas a importância dele na vida de quem possui deficiência ou qualquer outra limitação física está mais que comprovada. Os exercícios físicos mantem o corpo saudável, fazem liberar substancias que além de relaxar nos dá mais energia para as demais atividades do dia a dia.  Pensem da seguinte maneira é chatinho, mas é bom, aliás, é essencial! Sem falar que com o avanço das pesquisas com as células tronco, temos que estar com os músculos saudáveis para que possamos usufruir dos tratamentos. Meu irmão e minha cunhada vão amar ler isso kkkkkkkkkkkk eles são educadores físicos e sempre tentam me convencer a praticar exercícios, sem falar da minha fisioterapeuta kkkkkkkkkkkkkk Mas eu já disse e repito: “Esse ano vai ser diferente, até dieta rica em proteína eu faço!” Vocês acreditam em mim!?

Durante minhas pesquisas diárias sobre novidades, achei um material super interessante e que vai ajudar muita gente que por inúmeras questões ainda não tem a possibilidade de frequentar uma clinica fisioterápica ou ainda aqueles que querem aproveitar o tempo ocioso. Detalhe MEGA IMPORTANTE: “Todos os exercícios devem ser elaborados e acompanhados por profissionais competentes, e deve levar em conta a repetição, o esforço e o tempo do exercício, pois a fadiga muscular deve ser evitada a qualquer custo. A intenção é manutenção e ganho de massa muscular, mas de forma gradativa e respeitando os limites de cada um.” Por isso tive todo o cuidado de postar uma série de exercícios básicos que podem ser feitos em casa, e todos eles foram extraídos de uma cartilha de um site destinado a Distrofia Muscular. São exercícios genéricos e fáceis, que podem ser feitos por pessoas com qualquer tipo de DM.




PS: Peço que por favor relevem o meu amadorismo na edição e/ou criação de vídeos, ainda tenho que ter aulas com a Lú kkkkkkkkkkk.

Logo mais estarei postando mais coisas sobre exercícios, é só não deixar de conferir as novidades diárias!!!
Beijão e inté mais
=)



3 comentários:

  1. Ótimo post amiga! Explicações muito produtivas. Eu vou ver se consigo gravar uma sessão de fisioterapia para colocar aqui! E o vídeo ficou muiito bom!!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Gostei!! muito bom esse post é um estímulo para nós que fazemos sempre fisioterapia...Adelaide.

    ResponderExcluir