sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inclusão Social e Lazer Acessível


De uns tempos pra cá a temática de inclusão social tem se tornado assunto comum na grande mídia, e muito disso deve-se ao fato das pessoas com deficiência passarem a exigir mais os seus direitos. E vendo a força e real necessidade dessa parcela importante, mas muitas vezes esquecida, que o poder público e demais órgãos passaram a planejar (de fato) programas culturais acessíveis.


Bloco de Bonecos Gigantes
Pela segunda vez tive a oportunidade de conferir (e curtir!!!!) o camarote da acessibilidade. É um espaço totalmente acessível e disponível a pessoas com qualquer tipo de limitação, oferecido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH e pela Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD de Pernambuco. Sempre localizado nos principais pólos de animação e movimentos culturais do Estado, acontecem nas principais festividades do ano (Carnaval, Semana santa, Festival de inverno e São João). E para curtir este espaço, basta ser cadastrado em alguma associação voltada para inclusão ou ligar direto para a secretaria.  Eles contam com um transporte totalmente adaptado e exclusivo para cadeirantes (que conta com um elevador que facilita a entrada da cadeira e acomodação dentro do carro) e para as demais limitações (visual, auditiva e/ou mental). No carro, além do acompanhante, um soldado do corpo de bombeiros também oferece todo o suporte e garantia de uma viagem segura.  Estes veículos adaptados para cadeirantes fazem parte do programa PE Conduz, um outro programa que facilita o deslocamento de crianças e adultos com limitação severa que necessitam de tratamento e não dispõem de transporte público acessível.

Banda Segnos - Composta por pessoas com deficiência visual
Fui para o Camarote do Galo da Madrugada, pra quem não conhece, é o MAIOR bloco carnavalesco de rua do mundo. Fato comprovado pelo Guinnes e por mim kkkkkkkkkkkkkkk nunca vi tanta gente reunida num dia só.  O carro nos deixou “dentro” do camarote, uma super estrutura montada pra nos receber. Banheiros adaptados, cuidadores, piso táctil, serviço de áudio-descrição, rampa sinalizada, material em braile ... uma super estrutura de verdade. Tudo pensado com cuidado e carinho. Eu mega animada com minha estreia no tão famoso bloco de rua, “tava mais feliz que pinto no lixo” kkkkkkkkkkkkkkkkk Entre um trio e outro (foram 18 trios com artistas regionais e nacionais, tirei fotos de todos kkkkkkk depois mostro a vocês) uma banda composta por deficientes visuais tocava no camarote, ninguém ficava parado.  A todo instante cuidadores vinham oferecer bebida e comida além de perguntar se eu estava precisando de alguma ajuda, eu estava me sentindo a própria celebridade kkkkkkkkkk Minha amiga adorou e também ficou surpresa com o cuidado que tudo foi projetado. Na hora de voltarmos foi muito tranquilo, seguimos o mesmo esqueminha da ida e partimos em comboio (visto que as ruas estavam tomadas pela multidão e os bloqueios já não seguravam ninguém kkkkkk). Fiz muitos contatos legais e interessantes para o nosso blog, e conheci pessoas incríveis de verdade. 

Rampa de acesso do camarote
Estrutura planejada, pessoal capacitado e atencioso, profissionais engajados de verdade no quesito ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL. Fiquei muito feliz e agradecida em ter podido usufruir deste camarote. Vi alguns cadeirantes no meio da multidão e me senti mal por não poder convidá-los, mas entendi que não dispomos de uma estrutura para todos AINDA estamos no comecinho deste processo evolutivo. Muita coisa ainda pra ser feita, mas o principal eu já senti que nós pessoas com deficiência conseguimos, conquistamos o nosso respeito e a cada dia ganhamos mais espaço nas rodas de discussões. Hoje somos pauta do dia e não citações.
Veículo do PE Conduz

Beijos e inté mais
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário