quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bullying !!!

Olá pessoal,  me chamo Daniela sou Psicopedagoga e tenho distrofia muscular de cintura(DMC).
1 vez por mês publico para vocês e   hoje trago um assunto que tem sido muito discutido nos últimos anos .




 O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.  

Como identificar o alvo do bullying?

O alvo costuma ser uma criança com baixa autoestima, diferentes que não se encaixam no grupo  e retraída tanto na escola quanto no lar. ''Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir''. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendência é que a provocação cesse.
Além dos traços psicológicos, os alvos desse tipo de violência costumam apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.





O que é pior: o bullying com agressão física ou o bullying com agressão moral?

Ambas as agressões são graves e tem danos nocivos ao alvo do bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a violência física muitas vezes é considerada mais grave do que um xingamento ou uma fofoca. ''A dificuldade que a escola encontra é justamente porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material furtado como algo concreto. Não percebe que a uma exclusão, por exemplo, é tão dolorida quanto ou até mais''.




Qual o papel do professor em conflitos fora da sala de aula?

O professor é um exemplo fundamental de pessoa que não resolve conflitos com a violência. Não adianta, porém, pensar que o bullying só é problema dos educadores quando ocorre do portão para dentro. É papel da escola construir uma comunidade na qual todas as relações são respeitosas. ''Deve-se conscientizar os pais e os alunos sobre os efeitos das agressões fora do ambiente escolar, como na internet, Cyberbullying: a violência virtual.   

Espero que tenham gostado , até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário