terça-feira, 22 de setembro de 2015

Incluir e evoluir.

Querid@s amig@s do blog, saudades de vocês!!! Estou em falta mas vou correr atrás do prejuízo e colocar os papos em dias ok :)
Bem, como vocês sabem recentemente "comemoramos" a semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla (21 a 28 de agosto de 2015), com o tema "Inclusão se conquista com autonomia", e hoje comemoramos o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) mas no fundo temos o que comemorar!?

Vou cutucar ainda mais o senso crítico de vocês ;) Na mesma semana ou dias após essa "celebração nacional", surge a notícia de que a ONU (Organização das Nações Unidas) estaria processando o Brasil por estar descumprindo as metas acordadas no Conselho de Genebra. As denúncias foram feitas por diversas entidades brasileiras e estrangeiras  que prestam serviços a milhares de pessoas com alguma deficiência. 

As denúncias incluem a falta de mobilidade urbana, a inacessibilidade aos prédios e locais públicos, dificuldade no acesso ao atendimento médico hospitalar, descumprimento da lei de cotas e medidas inclusivas, dentre outras queixas.
Tanta coisa, tantas pessoas que diariamente precisam testar e provar que são capazes, mas a única coisa que queremos (exigimos) é a possibilidade de exercer nossa cidadania, gozar do direito de ir e vir com autonomia. Essas situações denunciadas fazem parte do cotidiano de muitos, e as soluções não conseguem sair do papel e atender a estas pessoas por falta de sensibilidade e vontade política. Falo isso pois na maioria das vezes a mudança só acontece quando alguma medida punitiva (sejam multas ou outras formas de autuação) é executada, e as organizações passam a respeitar as normativas da Lei de Acessibilidade. As escolas, bares ou restaurantes, cinemas, as vias urbanas, prédios públicos e privados, precisam se adequar a TODOS os cidadãos e não o contrário, mas parece que a Lei da Acessibilidade só é cumprida quando a justiça é acionada.  

Tá certo que as coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas vamos celebrar as pequenas conquistas que alcançamos, afinal de contas não estamos aqui para chorar as pitangas muito menos nos vitimizar, o blog foi criado com a intenção de dividir as experiências e somar forças para mostrar nosso potencial e que estamos muito afim de viver tudo o que tiver de melhor! 
Começando com uma coisa que tira a paciência de qualquer pessoa que precisa estacionar o carro: "A velha história dos 5 minutos". Ninguém merece ver a vaga preferencial ocupada por motos, caminhonetes e outros carros sem a devida permissão para utilizar a vaga. Cansei de ver isso e de desejar ter um talão de multas, esse seria um dia super feliz (para mim e para o estado, afinal estaria ajudando na arrecadação de impostos kkkkkkk), Essa história ainda  não acabou mas a sociedade está mais atuante e isso tem nos ajudado. Quem não viu aquele vídeo de um carro estacionado em uma vaga preferencial e quando o dono do carro chega, o carro está todo coberto de Post it com o símbolo da acessibilidade!? Outras ações também tem sido feitas em estacionamentos dos shoppings centers, onde se colocaram cadeiras de rodas em vagas comuns com a velha desculpa dos 5 minutos. Em vagas dentro do metrô ou dos ônibus também, as pessoas estão se incomodando de ver o abuso de alguns espertinhos. Em um vídeo no youtube colocam um ator vestido de Jesus, fazendo "milagres e curando" passageiros desatentos. Várias ações deste tipo veem sendo feitas para tentar sensibilizar as pessoas da necessidade de deixar a vaga reservada a quem de fato ela se destina.

O Estado também parece estar ouvindo os apelos e em alguns lugares já é considerado uma infração grave e passível a multa. Nos shows e eventos culturais, já existe alguns locais que contam com acesso e área reservada com visibilidade do palco. No cinema também, existem salas que disponibilizam locais para cadeirantes e um assento  ao lado para o acompanhante. A variedade de cursos que são oferecidos via EAD (Ensino a distância), com certificado, possibilitando a capacitação de uma enorme mão de obra cheia de vontade e pronta para pôr a mão na massa. Sem falar da Lei Brasileira de Inclusão que ajudamos a construir, que visa assegurar nossos direitos. Pesquisas acerca de tratamentos, novas tecnologias estão sendo disponibilizadas (um bom exemplo é o software desenvolvido pela Intel para o físico Stephen Hawking, que está disponível para download), entre tantas outras descobertas fantásticas que a cada dia nos surpreendem.

Por isso, apesar dos obstáculos que ainda temos enfrentado diariamente, eu sou uma otimista incorrigível, e acredito que não podemos perder as esperanças e devemos continuar correndo atrás dos nossos direitos. Ainda temos muitas coisas para mudar, mas acredito que a mudança começa de dentro para fora, pois no momento que sairmos dessa posição de excluídos e encararmos as dificuldades de frente estaremos ajudando muitos outros.

Vou deixar os links de tópicos que citei e também a nova versão da norma da ABNT para a Acessibilidade, mas também quero deixar na mão de vocês a continuidade desse debate, quero ouvir a opinião de cada um sobre os avanços e o que ainda precisa ser mudado, o que têm feito para contribuir com a mudança.... Enfim, estarei na nossa fanpage no facebook ( o InPerfeitas) aguardando os comentários e idéias de vocês.

Um beijo grande e inté mais!

=)

LINKS:
http://www.istoe.com.br/reportagens/433646_PAIS+SERA+DENUNCIADO+NA+ONU+POR+NAO+GARANTIR+DIREITOS+DE+DEFICIENTES

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150820_fala_hawking_lab

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

ABNT http://www.inclusive.org.br/?p=28434

Um comentário:

  1. É evidente que o Brasil deve ser punido por não seguir os padrões internacionais de acessibilidade. E não é só o governo não. Quando vemos acessibilidade, geralmente, é realizado pelo governo: está em prédios públicos, em administrações públicas em gerais. Porém, o setor privado, no qual incluo as empresas de transporte, já não se vê um progresso. A minha principal barreira hoje é o transporte público no qual as empresas responsáveis não se adequam a legislação federal de acessibilidade. Abraço a vocês, Meninas! Abraço a todos que tem mobilidade reduzida ou portadores de alguma deficiência.

    ResponderExcluir